Política do Sistema de Gestão Integrado (SGI)
A AHenriques dedica-se ao fabrico de produtos técnicos de borracha e plástico com montagens para a indústria automóvel e outras.
Sendo empresa com prestígio no seu ramo, compromete-se em manter um percurso para atingir a Qualidade, proteger o Ambiente, proporcionar condições de Trabalho Seguras e Saudáveis para a prevenção de lesões e afeções da saúde relacionadas com o trabalho e melhorar o desempenho energético. Para tal:
→ Cumpre todas as obrigações, requisitos legais e outros aplicáveis:
• Produto
• Ambiente
• Segurança e Saúde no Trabalho
• Relacionados com a eficiência energética, uso de energia e consumo de energia
• Específicos de clientes e outros
→ Identifica e previne os riscos associados a:
• Satisfação dos clientes
• Proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição, minimizando os consumos de recursos e a produção de resíduos
• Disponibilização de informação e os recursos necessários para alcançar os objetivos e metas para a energia
• SST
→ Aposta nos recursos humanos:
• Fomentando o espírito de equipa e a comunicação como promotores da motivação dos colaboradores
• Promovendo a consciencialização dos colaboradores para alcançar os objetivos de qualidade e minimizar os impactos ambientais
• Desenvolvendo competências através de formação
• Promovendo a saúde e segurança dos seus colaboradores
• Assumindo um compromisso para a consulta e participação dos trabalhadores, e quando existam, dos representantes dos trabalhadores
→ Desenvolve parcerias com fornecedores, incluindo a aquisição de produtos e serviços energeticamente eficientes, que incrementem o desempenho energético
→ Promove a abordagem por processos do sistema, comprometendo-se com a melhoria contínua da eficácia, eficiência e desempenho do Sistema de Gestão Integrado
Política Anti-Corrupção
O AHenriques é uma empresa que pauta a sua atuação por rigorosos critérios de idoneidade e integridade, no estrito respeito da lei e das instituições. Nessa conformidade, adota uma política anti-corrupção com os seguintes princípios:
É estritamente proibido oferecer ou receber subornos (ou seja, obter qualquer benefício pessoal indevido) e/ou pagamentos de facilitação (independentemente de tal ser prática corrente, num determinado país) que envolvam qualquer valor, ou coisa de valor a funcionários públicos para acelerar ou simplificar ações das autoridades públicas.
É proibido oferecer subornos, presentes ou outras formas de entretenimento a clientes, potenciais clientes, ou aos seus familiares em desconformidade com as indicações desta política ou de outras relacionadas.
É proibido realizar quaisquer doações que estejam ligadas à obtenção de benefícios indevidos, incluindo os pagamentos de facilitação.
Todas as despesas relevantes e admissíveis devem ser documentadas, aprovadas, registadas e armazenadas.
É proibido também receber subornos, presentes ou outras formas de entretenimento de fornecedores ou prestadores de servições ou dos seus familiares em desconformidade com as indicações desta política ou de outras relacionadas.
Política de Denúncia
Esta política é destinada a processar denúncias internas / externas que possam ter um impacto negativo nas operações e no negócio da empresa e que, devido à natureza da queixa, não possam ou devam ser reportadas através do processo habitual (comunicação ao responsável hierárquico), tais como:
• Atividades ilícitas
• Fraude financeira
• Suborno ou corrupção (violação da Política Anti-Corrupção)
• Violação das leis de concorrência
• Riscos graves para o ambiente, saúde e segurança
• Atividades que constituem uma conduta grave e imprópria; assédio (moral ou sexual), práticas discriminatórias, trabalho infantil e violações dos direitos humanos.
Todas as comunicações levadas a cabo no procedimento das denúncias serão estritamente confidenciais, a não ser que seja indicado o contrário. É encorajado a identificar-se e a explicar o problema o mais detalhado possível para facilitar a investigação do mesmo. O follow-up da investigação tem um prazo máximo de 15 dias.
As denúncias feitas de má-fé ou manifestamente descabidas ou infundadas podem resultar em medidas disciplinares, ou de outro tipo, conforme o caso.
Cada denúncia será rececionada pelo responsável do departamento dos Recursos Humano. Este deverá registar todas as denúncias enviadas, analisar a gravidade e a credibilidade da denúncia apresentada, e proceder de acordo, determinando a ação adequada. No caso de a denúncia ser contra o responsável do processo RH, a comunicação deverá ser efetuada ao Administrador.
Caso uma investigação demonstre qualquer violação desta política, serão tomadas medidas apropriadas à gravidade e natureza dos factos apurados.
A AHenriques arquivará uma cópia de todas as denúncias, relatórios de investigação e documentação relevante. No caso de a denúncia ser efetuada contra um funcionário da empresa, a documentação é arquivada no processo individual do funcionário, aí permanecendo durante mais um ano após a saída do mesmo. No caso de a denúncia ser contra terceiros, a documentação é arquivada pela RH, com conhecimento da Administração, durante 5 anos.
As denúncias podem também ser efetuadas através do canal de integridade compliance@ahenriques.pt
Política de Conduta do Colaborador
Os valores da AHenriques são:
• Integridade
• Focalização no cliente
• Investimento e inovação
• Melhoria contínua dos processos
• Qualidade do produto
• Gestão eficaz do custo
• Um ambiente seguro e saudável
• Melhoria do desempenho ambiental e energético
• Desenvolvimento de uma cultura que promova: Trabalho em equipa, responsabilização, confiança e liderança.
• Motivação e desenvolvimento dos colaboradores
• Ética e confiança nas relações com os nossos parceiros
Atendendo à importância que estes valores assumem na sociedade e na vida empresarial, a AHenriques considera necessário consagrá-los numa compilação de diretrizes a que chamamos Código de Conduta do Colaborador.
Este código é aplicável a todos os membros da AHenriques, incluindo administrador, diretores, quadros superiores, colaboradores e pessoas cujo estatuto é equivalente ao de colaboradores, tais como trabalhadores temporários (doravante referidos, coletivamente, como “Colaboradores”).
O Código de Conduta define linhas de orientação de natureza ética empresarial que devem ser seguidas por todos os Colaboradores durante o desempenho das respetivas funções.
Código de conduta
→ Agir sempre de forma correta e justa com colaboradores, clientes, fornecedores, governos, comunidades
locais e a sociedade em geral.
→ Atuar com responsabilidade em relação ao meio ambiente
→ Cumprir o estabelecido na legislação onde quer que se atue, agindo de forma íntegra.
→ Respeitar a diversidade de acordo com as normas universais de boa convivência humana, sem
discriminação de raça, sexo, credo, religião, cargo, função ou outra.
→ Procurar maximizar o desempenho da empresa, como forma de garantir a sua perenidade, os seus
investimentos e as condições adequadas para os colaboradores.
→ Garantir a qualidade de serviços e produtos e investir continuamente no aperfeiçoamento dos
colaboradores e da empresa.
Conduta geral da AHenriques relativa aos seus colaboradores
A AHenriques acredita que a diversidade dos seus colaboradores é um dos fatores principais para a manutenção do seu sucesso, a sua permanência e o seu crescimento. Por essa razão, a AHenriques procura recrutar e manter pessoas eficientes e talentosas e investe continuamente no seu desenvolvimento.
A AHenriques está comprometida com a igualdade de oportunidades de trabalho para todos, independentemente da raça, sexo, religião, crenças ou nacionalidade. A progressão na carreira dos seus colaboradores depende exclusivamente do desempenho individual, do talento, do compromisso com os valores da empresa, da dedicação e do envolvimento de cada um. Não são toleradas práticas discriminatórias contra qualquer colaborador ou candidato a emprego. A política empresarial da AHenriques promove o desenvolvimento dos seus colaboradores, a valorização e reconhecimento das pessoas com base nos resultados alcançados, assegurando que o trabalho na sua empresa seja um espaço de criação e realização pessoal e profissional.
Para tal, estimula o espírito de grupo, a parceria nas relações entre colaboradores, o trabalho em equipa, a liderança responsável e as iniciativas que possam promover um clima organizacional diferenciado através de programas de melhoria da qualidade de vida e de comunicação clara e transparente, entre outros. A organização incentiva o respeito e a cooperação entre os colaboradores, de modo a criar um ambiente interno favorável para o crescimento dos negócios e a sustentabilidade da empresa. Assédio moral ou sexual são práticas inadmissíveis num ambiente de trabalho respeitável e digno, pelo que não são tolerados. Atos de intimidação, ofensa ou agressão praticados por colaboradores, no exercício da função ou nas dependências da organização, seja contra colegas de trabalho ou contra pessoas que não estejam ligadas diretamente à organização (clientes, fornecedores, consumidores, autoridades, integrantes da comunidade, etc.) são punidos de acordo com a legislação e os regulamentos internos. Caso o colaborador se considere vítima de qualquer constrangimento desse tipo ou tenha conhecimento de alguém que tenha passado por essa situação, deve informar o seu superior imediato ou o responsável de Recursos Humanos – ver Política de Denúncia. A posse de drogas ou armas não é permitido de forma alguma no ambiente de trabalho, sendo considerado infração grave, sujeita às sanções disciplinares e penais aplicáveis.
Direitos fundamentais do colaborador
Todos os colaboradores, independentemente da sua função, posição, cargo ou remuneração, devem ser tratados com respeito e atenção, sendo oferecidas condições para o desenvolvimento pessoal dentro da realidade e condições de competitividade da empresa.
As condições de saúde e segurança no trabalho devem ser objeto de permanente atenção e devem assegurar aos colaboradores o menor risco possível no desempenho das suas funções. Para que isso aconteça, todos devem respeitar as normas gerais de saúde preventiva e segurança e participar nas devidas formações e atividades de orientação.
Conduta pessoal do colaborador
Devem ser evitadas atividades e relações pessoais que representem um conflito com os interesses da AHenriques, recomendando-se as seguintes posturas:
→ Em caso de dúvida sobre a existência de conflito de interesses, o colaborador deve consultar o seu superior
imediato ou os Recursos Humanos;
→ O colaborador não deve aceitar um cargo ou função noutras empresas ou entidades com um horário não
Compatível com o horário de expediente da secção onde desempenha funções. As atividades letivas podem
ser aceites, desde que fora do horário de trabalho, e devem ser comunicadas aos Recursos Humanos;
→ Qualquer trabalho ou atividade exercido em nome da AHenriques ou com a utilização do seu nome ou
instalações, deve ter aprovação prévia da Administração;
→ A Política de anti-corrupção da empresa deve ser aplicada;
→ Convites para eventos, viagens ou outros não relacionados com a atividade empresarial devem ser
Comunicados aos Recursos Humanos;
→ A aprovação de despesas de cada colaborador deve ser feita, no mínimo, pelo seu superior.
Conduta relativa à comunidade envolvente e ao ambiente
A AHenriques procura conviver de forma harmoniosa com a comunidade, respeitando as pessoas, as suas tradições, os seus valores e o meio ambiente. Ao mesmo tempo, procura colaborar ativamente no desenvolvimento local, na melhoria da qualidade de vida e na redução dos problemas e das desigualdades sociais.
A organização não utiliza trabalho infantil. A AHenriques apoia e realiza atividades que ajudam a desenvolver as crianças das comunidades onde atua e, na medida do possível, oferece estágios e programas de formação para jovens.
A AHenriques não exerce atividades políticas, e cada colaborador que deseje participar desse processo deve fazê-lo individualmente, sem envolver o nome ou os recursos da organização com qualquer candidato ou partido. Atividades políticas realizadas por colaboradores devem ocorrer fora do ambiente de trabalho e do horário de expediente. A AHenriques procura manter com as entidades sindicais uma relação de respeito e não pratica qualquer tipo de discriminação aos colaboradores inscritos em sindicatos.
Todas as atividades da organização devem ser realizadas em obediência à legislação e às normas ambientais, procurando adicionalmente a otimização do uso de recursos naturais, a preservação da natureza e da biodiversidade. Para isso, a AHenriques tem um sistema de gestão ambiental certificado pela norma ISO14001.
A AHenriques procura manter o melhor relacionamento com entidades de cunho religioso, respeitando todos os credos e crenças dos seus colaboradores.
A Administração
21/03/2025